terça-feira, 5 de abril de 2011

Novas Pontes

Esta semana tivemos um encontro entre nós e Adrianna Freire, Relações Internacionais da UNEB, que está na Itália com o Professor Gianni Boscolo (responsável pelo intercâmbio entre a UNEB e Universidade de Padova).O objetivo da viagem é fortalecer os acordos com as Universidades estrangeiras com as quais a UNEB tem convênio e possibilitar futuramente a inclusão da UNEB no Programa Erasmus Mundi. Espero que sejam novas pontes consolidadas e que por essas passem muitos outros estudantes. O nosso encontro colocou em questão diversas faltas ainda existentes nas relações entre a UNEB e outras universidades (acordos a serem solidificados), e também possibilidades que eram desconhecidas por nós intercambistas (como a existência de bolsas destinadas à experiência de intercâmbio fornecidas por fundações como a FAPESB). Foi pauta também das nossas conversas o engajamento do Professor Gianni Boscolo que resultou em um acordo consolidado entre essas duas universidades, que hoje proporciona experiências como essas a estudantes de graduação e que merece apoio e também expansão para outros cursos.
O Grita Brasil também foi assunto de nossos encontros, que incluiram a presença de Francesca, atual coordenadora do grupo. Grita Brasil é um grupo de trocas entre as culturas brasileira e italiana que atua principalmente através de encontros nos quais se colocam em pauta o Brasil, a partir de temas geradores como Música, Língua, Pesquisas, Universidade, Geografia. O intuito é dar um panorama geral do que é o Brasil, especialmente para alunos que irão realizar projetos e também para a comunidade padovense em geral. Temos planos de dar continuidade a esse projeto, partindo possivelmente do curso de português a ser direcionado por nós, estudantes brasileiras em Padova. Esse encontro trouxe um novo fôlego para o Grita Brasil que recomeça a planejar suas ações para 2011, que espero contar um pouco delas aqui.



Mas nossas conversas também fluiram ao ponto de desaguarem nos lindos canais de Venezia, cidade encantadora repleta de história, que foi palco de uma experiência inédita para nós: andar de gôndola (coisa que poucos italianos fazem). Adrianna foi uma bela companhia pra nós, comptilhando sua história de intercambista na Inglaterra e depois do seu período como doutoranda na Espanha e nos incentivando sempre a viver essa experi~encia de maneira profunda. 





É isso, gente. Estamos remando para as próximas aventuras, Espero que venham acompanhando junto com nós.












Beijos e até a próxima.

5 comentários:

  1. SUA VACA, ANDOU DE GÔNDOLA!!! 8'DDDD

    Tem de mostrar TODAS as fotos depois, viu? XDD

    ResponderExcluir
  2. prima, cada vez mais me orgulho de vc!!!
    saudades!!
    te amo muito!!

    p.s.: cada foto que vejo vc está mais linda do nunca!!!

    ResponderExcluir
  3. ai que linda!! Você esta um arraso Tatinha!! Eh isso aê aproveite bastante! :D

    ResponderExcluir
  4. Arrasou Tati!!!!

    Vc e o gondoleiro combinaram a modelito hein!

    ResponderExcluir
  5. Taty tem gostado mt desse pessoal... tem imitado até suas vestes...!rs
    saudades!

    ResponderExcluir